14 aplicativos para caminhoneiros para facilitar a vida na estrada

A tecnologia móvel é uma das grandes aliadas do trabalho no Século 21. Segundo a mais recente Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros, cerca de 85% desses profissionais usam smartphones. Por isso, a Rodovale veio sugerir aplicativos para caminhoneiros que certamente facilitarão sua vida na estrada.

A seleção dos aplicativos para caminhoneiros:

Selecionamos ferramentas gratuitas compatíveis com o sistema Android. Todos estão disponíveis no Google Play. Eles têm nota acima de 3, tiveram mais de 500 mil downloads. Também foram atualizados em 2021.

Abastece aí

Com esse app da Ipiranga, você pode abastecer seu veículo e pagar na AmPm e receber cashback. A carteira digital da ferramenta possibilita ganhar descontos em combustível ou nas compras na AmPm e no Jet Oil. Já com o acúmulo de pontos para o Km de Vantagens, você consegue benefícios como o seu dinheiro de volta. Tem mais de 5 milhões de downloads.

AccuWeather

App de meteorologia. Você obtém informações sobre a temperatura e clima do local onde estiver e de outros lugares. As atualizações são feitas a cada minuto e você pode ver a previsão de até 15 dias. Previsão diária do tempo com informações como umidade relativa do ar, temperatura, sensação térmica, índice de precipitação e radiação do sol. Ele emite alertas e avisos para eventos meteorológicos graves. Tem mais de 100 milhões de downloads.

Beba Água

Quem nunca se envolveu tanto em uma viagem que esqueceu de tomar água? Saiba que a desidratação pode causar problemas graves. O app Water drink Reminder te ajuda a calcular a quantidade de líquido que você precisa tomar. Inclusive te lembra quando é hora de se hidratar. Tem mais de 10 milhões de downloads.

Carango

Este é um gerenciador de veículos que permite o registro de abastecimentos, serviços, despesas e receitas para o seu caminhão. Serve também para carro, moto e ônibus. O app fornece relatórios como custos diários e mensais, consumo médio, custo por quilômetro, postos de gasolina mais caros, entre outras funcionalidades. Você também pode programar lembretes com horário ou odômetro para serviços e despesas regulares. Tem mais de 500 mil downloads.

Carteira Digital de Trânsito

Acesse a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Contudo, antes de baixar o aplicativo verifique se o seu Estado está habilitado a emitir o CRLV Digital. Para utilizar a CNH Digital, confira se sua CNH impressa já possui QR Code no verso. Eles começaram a sair em maio de 2017. A CNH Digital e o CRLV Digital são as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Eles têm o mesmo valor jurídico das versões impressas. O app tem mais de 10 milhões de downloads no Google Play.

Drivvo

Gestor de finanças para seu veículo. Você pode controlar seus abastecimentos, receitas, despesas, percursos, serviços e anotar lembretes. Você terá acesso a custos mensais, consumo médio, custo por quilômetro, média km/l, troca de óleo e até mesmo parcelas de seu financiamento. Tem mais de 1 milhão de downloads no Google Play.

Google Maps

O app tem mais de 220 países e territórios mapeados e centenas de milhões de empresas e lugares registrados. Divulga informações de navegação por GPS, trânsito e transporte público em tempo real. A opção street view possibilita uma visualização das estradas e ruas. Para não quer navegar usando a internet, é possível baixar os mapas. Tem mais de 5 bilhões de downloads.

Maps.Me

Mapas disponíveis para download e posterior navegação offline. Atualizados por milhões de colaboradores do OpenStreetMap, alternativa de código aberto ao Google Maps, Tomtom e Garmin. É possível pesquisar pontos de interesse em diferentes categorias. A integração com o Booking.com permite reservas em hotéis diretamente no aplicativo. Tem mais de 50 milhões de downloads no Google Play.

Telegram

Aplicativo de mensagens via internet. Permite enviar mídias e arquivos maiores do que o WhatsApp e criar grupos de conversa de até 200 mil membros. Tem sido muito usado para distribuição de materiais de divulgação e educação. Contudo, muitos ainda o encaram como um “plano B” para quando o WhatsApp apresenta instabilidades. Tem mais de 500 milhões de downloads no Google Play.

Shell Box

Plataforma da Shell para acumular pontos que valem descontos ou milhas Smiles. No app, antes de iniciar o abastecimento, clique em “Digite para Pagar”. A seguir, digite o código localizado na placa ao lado da bomba do combustível escolhido e avise o funcionário do posto. Depois de concluído o abastecimento, confira no app as informações de pagamento antes de concluir. Tem mais de 5 milhões de downloads no Google Play.

TruckPad

Encontre cargas espalhadas pelo Brasil. Ideal para quem procura fretes de retorno. Você filtra as cargas de acordo com a origem, destino e tipo de veículo e entra em contato diretamente com o embarcador. O app registra o histórico de todos os fretes que você carregou através dele. Tem mais de 1 milhão de downloads no Google Play.

WhatsApp

Esse quase que dispensa apresentações. O app de troca de mensagens, chamadas de vídeo e de voz é propriedade do Facebook. Os grupos de usuários são recursos bastante úteis para caminhoneiros. Ali, todos podem compartilhar informações. Dá até para solicitar ajuda. Com a funcionalidade de compartilhamento de localização, é possível indicar o lugar exato onde você está, desde que tenha internet. Tem mais de 5 bilhões de downloads.

Waze

GPS com atualizações em tempo real sobre o trânsito, obras, polícia, acidentes, buracos e outros imprevistos que você possa ter durante a viagem. O aplicativo altera a rota se o trânsito está ruim pelo trajeto inicial. Tem mais de 100 milhões de downloads.

Windy

Também conhecido como Windyty, é uma ferramenta para visualização de previsão do tempo. Ele oferece informações como temperatura, acumulação de chuva e neve, velocidade, rajadas e direção do vento em todo o mundo. Também contempla dados sobre altitude e fuso horário, hora do nascer e pôr do sol em qualquer local. Tem mais de 10 milhões de downloads.

Não mexa nos aplicativos para caminhoneiros enquanto dirige

aplicativos para caminhoneiros

Não se esqueça de que utilizar o celular ao volante é um risco para seu bolso, para sua carreira e, o mais importante, para sua vida. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de usar o celular enquanto dirige aumenta em quatro vezes a probabilidade de acidente. Ela é a terceira maior causa de acidentes fatais no país, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

O Código de Trânsito Brasileiro aponta que “caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular”. A multa é de R$ 293,47, e sete pontos são anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, somente mexa nos aplicativos para caminhoneiros se estiver parado em um lugar seguro.

Veja todos os artigos no blog da Rodovale

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Posts Relacionados: